Centésima cirurgia filantrópica do HSC

O médico Décio Abuchaim, cirurgião cardiológico pediátrico e chefe de Serviço da Cardiologia do Hospital Santa Catarina foi homenageado pelo vereador MARCO ANTONIO WANROWSKY (PSDB). Segundo o parlamentar, “o Hospital Santa Catarina está chegando hoje à centésima cirurgia cardiológica filantrópica. É uma retribuição à cidade de Blumenau e à Santa Catarina pela sua filantropia”. Para enfatizar a importância do serviço realizado, Marco Antonio lembrou que somente Florianópolis oferece esta especialidade e enfrenta grandes dificuldades. “Isso mostra a importância da cidade na área da saúde, que também teve a primeira UTI infantil do Estado no Hospital Santo Antonio.

Aqui tambem temos o Hospital Santa Isabel, precursor em transplante de fígado e de tantas áreas de alta complexidade, exemplo para o Brasil na captação de órgãos”.

O vereador ainda informou que de 100 crianças que têm cardiopatia congênita, 80% precisam de cirurgia corretiva para o futuro, ou imediata, e que 25% apenas tem acesso a estas cirurgias.

Sustentou que uma evolução nesta área depende do sistema público de saúde, e que este assunto não pode ser tratado de forma simplista. Avaliou que a saúde pública deve ser exercida com dignidade, e que é preciso ampliar o atendimento, ampliar as vagas em UTI’s, e solicitou que estas ampliações visem também a área da cardiologia infantil. Finalizou, parabenizando novamente, e agradecendo ao médico Décio Abuchaim e sua equipe pelo trabalho realizado, que é de grande importância para a sociedade..

Fonte: http://saladenoticias.blogspot.com/


Voltar