HUST realiza procedimento inédito em Joaçaba

Foi realizado no dia 06 de janeiro no bloco cirúrgico do HUST o implante do primeiro marcapasso definitivo, iniciativa da Vital Clínica do Coração em parceria com o Hospital Universitário Santa Terezinha, foi convidado o cirurgião cardíaco Dr. Décio Cavaleti Soares Abuchaim de Blumenau, foi acompanhada pelo cardiologista Dr. Luis Carlos Lima da Cunha que executaram com habilidade o implante de eletrodos intracardíacos conectados a um gerador, fixado no subcutâneo logo abaixo da clavícula.

O paciente apresentava um quadro de sindrome "bradi-taqui" e necessitava do marcapasso para evitar períodos em que o seu coração ficava muito lento colocando sua vida em risco.

A cirurgia cardíaca foi um sucesso com duração de duas horas, o paciente Sr. Germano Antonio Schupenlhener morador de Treze Tílias, recebeu alta hospitalar no dia seguinte após a revisão do marcapasso.

Procedimento realizado apenas particular e com o custo semelhante aos dos grandes centros abrindo oportunidade para o credenciamento do HUST para convênios e quem sabe no futuro pelo SUS.


Voltar